segunda-feira, novembro 07, 2005

Henri Fernand Cayeux

Horticultor

Diplomado pela Escola Nacional de Horticultura de Versailles, foi Subchefe do Jardin des Plantes, anexo ao Museu Nacional de História Natural de Paris. Antes de ser contractado para substituir Daveau em Lisboa como Jardineiro-Chefe no então Jardim Botânico de Lisboa, exercia as funções de Director das culturas em Pontchartrain.
A actividade de Cayeux, de 1892 a 1909, incidiu priotariamente no embelezamento do espaço existente, mediante a introdução, cultivo e hibridização de plantas, algumas de grande valor ornamental, tais como a Dombeya x cayeuxii, ainda presente no Jardim, e a Rosa ‘Belle Portugaise’.



Rosa 'Belle Portugaise' (Rosaceae) | Cayeux 1903



Dombeya x cayeuxii (Sterculiaceae) | Cayeux 1897


Em 1894, iniciou a cultura de Chrysanthemum de capítulos grandes e deu início à realização de exposições anuais destas plantas na estufa do Jardim Botânico, repetindo-as até 1898. Introduziu em Portugal as Dahlias Cactos , promovendo uma exposição destas plantas, em 1899. Enquanto permaneceu em Portugal, Cayeux foi encarregado de dirigir e supevisionar culturas e plantações em Lisboa e na província. Prestou serviços nas quintas e jardins do conde de Burnay, de Luís Sommer e de Henrique de Mendonça.
Deve-se a ele também os híbridos de Rosa gigantea:
‘Étoile de Portugal’, R. 'Amateur Lopes', R.‘Lusitânia’ e R.‘Palmira Feijão’, plantas raras sobre as quais tenho tentado obter mais informação para adquirir exemplares, mas sem sucesso até à data. Continuou o seu trabalho de hibridização em França com outros géneros, tais como Hydrangea e Iris, criando várias cultivares a que lhe foram atribuída a sua introdução em Horticultura.

3 Comments:

Anonymous Filipe said...

Olá João:
Fiquei de te enviar as sementes de baobá, embora com um atraso enorme,vou-te pedir novamente o endereço, não sei onde deixei o papel. Primeiro mudei-me de casa, as sementes andaram num caixote que encontrei agora, segundo o disco duro do meu computador, estragou-se de vez. Entretanto mudei o site do blog é este o novo endereço, o sapo estava a funcionar muito mal, pelo menos com os blogs.

sexta-feira, 11 novembro, 2005  
Blogger Paralaxe said...

Olá Terraforma,

Como sei que se preocupam com Educação Ambiental, tomei a liberdade de informar o seguinte :

V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Joinvile, SC: 5-8 de abril-2006

www.viberoea.org.br

Para tudo o que tem que ver com os Países Africanos, por favor contactem-me para o e-mail: brigidabrito@netcabo.pt

Obrigada
Brígida Brito
- - - - - - - -
Um abraxe do Paralaxe

sexta-feira, 11 novembro, 2005  
Blogger travessias said...

Info:
BLOGUE DO DIA no DN
12 NOV 05

terça-feira, 15 novembro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Listed on BlogShares