sábado, julho 16, 2005

Herbáceas - I



Sanguisorba "Tanna" (Rosaceae), proveniente do viveiro de Piet Oudolf. Tem flores bastante invulgares e uma folhagem também atraente.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Como é que eu ainda não tinha descoberto este fantástico blogue? Obrigado pela pista que deixou ao visitar o meu. Vai já para a lista dos meus links. Octávio Lima (ondas2.blogs.sapo.pt)

quinta-feira, 21 julho, 2005  
Blogger Joao Soares said...

Fossem as herbáceas e as plantas aromáticas, especialmente, as que estivessem na maioria das nossas rotundas e haveria imensa poupança de água e um mais valia ambiental e estética.
http://bioterra.blogspot.com

sexta-feira, 22 julho, 2005  
Blogger Tiago said...

Olá!

Gostava que me dissessem o que fazer às árvores recém-plantadas na via pública que perdem o suporte do tutor. Que tipo de material devo usar para atar a árvore ao tutor, que folga devo deixar, que perigo existe de a árvore estar sem tutor, quanto tempo aguenta, etc.

Abraços!!

Tiago Figueiredo (www.viveraltadelisboa.blogspot.com)

segunda-feira, 25 julho, 2005  
Blogger Solariso said...

O Blog Solariso lançou uma apelo a todos os Blogs para que ajudem a sensibilizar as pessoas a poupar água.

Para isso o Blog Solariso (www.solariso.blogspot.com) propõem que todos os Blogs façam um Post com a Frase:

POR FAVOR POUPEM ÁGUA

esta frase pode ser mantida sempre como Post mais recente para que todos a vejam logo que entrem no Blog. O objectivo é conseguir o máximo de Blogs a sensibiliar para a poupança de água. O Blog Solariso agradece e o país também.

terça-feira, 26 julho, 2005  
Blogger Terraforma said...

Obrigado Octávio :)

Quanto à pergunta do Tiago sobre tutores, a situação ideal seria não terem qualquer suporte.
Esta decisão depende não só da espécie da árvore e da sua idade, mas também de como foi propagada. Algumas variedades são enxertadas numa raiz de uma espécie diferente, por razões várias (resistência a doencas e parasitas, pH do solo), caso de algumas cerejeiras ornamentais, Prunus spp., o que faz com que sejam susceptíveis de serem danificadas por ventos fortes, daí ser necessário o seu suporte inicial.
No caso de árvores novas (3-4 anos) os tutores devem-se manter por um ano desde a altura em que são plantadas, sendo retirados posteriormente. Existem vários sistemas, o que eu tenho usado recentemente são duas estacas de madeira, na vertical e paralelas, com 1.40m de altura e uns 8cm de diametro. Pouco mais de um terço ficam enterradas no solo, usando para isso um malho. O tronco é depois atado a uns 80cm de altura do nível do solo aos postes com duas tiras de borracha, não interferindo no crescimento normal da árvore, e permitindo também algum movimento ao tronco, fortalecendo-o e ajundando-o a criar resistência ao vento.


Ficam aqui uns links sobre o assunto:

BBC Gardening - How to plant a tree

Sociedade Portuguesa de Arboricultura

E Livros:

The Arboriculturalist's Companion

Arboricultura Moderna


Solariso, ainda estou a trabalhar num post sobre a água, está prometido :)

sexta-feira, 29 julho, 2005  
Blogger Cusquinha said...

São plantas muito bonitas as que tem aqui. Enchem-me de frescura primaveril neste calor sufocante.
Gostaria de saber mais de plantas. Agora na minha casa tenho um jardim, que está cheio de tradicionais rosas brancas e rotineiras buganvílias. It's boring...acontece que já deixei morrer muitas plantinhas, florzinhas e etc's por não saber a altura certa de plantação e coisas do género...tentei informar-me, mas preferi deixar esses termos próprios para quem sabe do assunto.
Deixemos esta Herbácea Sanguisorba repousar sobre os nossos olhos amargurados de tanta tristeza e revolta pelo mundo que nos rodeia, vamo-nos encher de alegria do verde das folhas e do colorido das flores. Vamos a isso!

Com os melhores cumprimentos
BerTuxinha
=)

sexta-feira, 05 agosto, 2005  
Blogger Tiago said...

Eh pá! Só agora vi que me tinham respondido. Desculpem lá a demora a agradecer! Muito obrigado! Farei uso dessa informação no meu blog! Um abraço a todos!

quarta-feira, 21 setembro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Listed on BlogShares